sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A NOVA ONDA DO VAMPIRISMO


O livro Crepúsculo (e o filme dele derivado), de Stephenie Meyer (também autora de A Hospedeira), vem fazendo muito sucesso, especialmente entre jovens. Crepúsculo ajudou a reforçar a nova onda de vampirismo que tomou conta das livrarias e cinemas, assim como aconteceu com a bruxaria, alavancada pela série “Harry Potter”. Como ocorre neste exemplo e naquele, muita gente acha que se trata de simples literatura “inocente”. Será? Analisemos brevemente o vampirismo.
A crença em vampiros é muito antiga e em certos lugares, como a Romênia (terra do Drácula), ela sobrevive até hoje. Deriva da noção de que a vida está no sangue e do costume de alguns homens no passado beberem sangue para “renovar a vitalidade”.
O vampiro – ser mitológico, imortal, com dentes proeminentes e que se alimenta do sangue de suas vítimas – é conhecido por vários nomes, como vrykolakes, katakhanoso, upiry, blutsäuger, e outros. Os chineses antigos temiam o Giang shi, demônio que bebia sangue. Os peruanos pré-colombianos acreditavam numa classe de demônios chamados canchus ou pumapmicuc, os quais sugavam o sangue dos jovens adormecidos. Além disso, há quem acredite que a ideia de vampiro supõe o conceito oriental do eterno retorno, segundo o qual ninguém é realmente destruído, mas volta vezes sem fim em reencarnações sucessivas.
Entre os romenos, os vampiros sempre representam o mal. Sua jornada para o “outro mundo” foi interrompida e eles são condenados a vagar entre os vivos por um tempo. Hoje é na Transilvânia que a lenda dos vampiros tem seu apelo mais forte. Na Europa Oriental, diz-se que os vampiros têm dois corações ou duas almas. Uma vez que um desses corações ou uma dessas almas nunca morre, o vampiro permanece um “morto-vivo”. Acredita-se que criminosos, bastardos, feiticeiras, mágicos, pessoas excomungadas, os que nascem com dentes e crianças não batizadas podem se tornar vampiros. Além disso, o sétimo filho de um sétimo filho está condenado a se tornar vampiro, num determinismo pra lá de injusto. Creio que já basta, né?
O livro de Meyer (que é membro da Igreja dos Santos dos Últimos Dias [!]), por mais que pareça “literatura para garotas” (como escreveu uma comentarista), um romance para mero entretenimento, tem a conhecida característica satânica de dourar a pílula para apresentar uma mensagem anticristã como pano de fundo, embrulhada para presente num papel tão bonito que muita gente nem se apercebe da podridão que está dentro do pacote.
Para mim, a história faz pensar no perigo de se brincar com o mal, afinal, a protagonista se apaixona por um vampiro. E aí começa, na cabeça de alguns leitores, o conflito entre sentimento (paixão) e princípios, com a clara mensagem de que vale a pena se arriscar. Mas não vale. Com princípios a gente não negocia. Uma mente pura e dirigida pela Palavra de Deus não tem preço e não é qualquer literatura que deve competir por espaço em nossas agendas tão apertadas. O tempo é precioso, quase tanto quanto o sangue, e livros como os de Meyer são verdadeiros “vampiros” que sugam o tempo que deveria ser devotado a coisas mais edificantes e úteis.
Ellen White escreveu: “A natureza da experiência religiosa de uma pessoa revela-se no caráter dos livros que ela prefere em seus momentos de lazer. … Indicando o caminho da salvação mediante Cristo, é a Bíblia nosso guia para uma vida mais elevada e melhor. Contém as mais interessantes e instrutivas histórias e biografias que já foram escritas. Aqueles cuja imaginação não foi pervertida pela leitura de ficção, hão de achar a Bíblia o mais interessante dos livros” (Mensagens aos Jovens, p. 273, 274).
Por que será que tantos jovens consideram enfadonha a leitura das Escrituras? Não seria pelo tipo de entretenimento com os quais têm desperdiçado o tempo? Segundo a lenda, se o vampiro mistura seu sangue ao de sua vítima, essa pessoa se torna um “morto-vivo”. Na vida real, pela contemplação de coisas sem valor, pela mistura do sagrado com o profano, muitos cristãos estão parecendo “mortos-vivos” espirituais, distantes do plano que Deus idealizou para eles, uma vez que se encontram mentalmente amortecidos pelo coquetel midiático tão acessível e convidativo de nossos dias.
Então, quer dizer que os cristãos estão proibidos de ler outra coisa que não seja a Bíblia? Não, mas, definitivamente, livros como Crepúsculo deveriam passar longe de nossos olhos. E se você leva sua vida espiritual a sério, basta contrastar esses livros (e filmes, e sites, e músicas…) com Filipenses 4:8. Esse é um bom filtro.
Michelson Borges
http://www.criacionismo.com.br/

Visite o site do GERAÇÃO 29


O Geração 29 é um projeto formado por jovens adventistas do sétimo dia que buscam em sua caminhada cristã viver por um único motivo: a glória de Deus. Testificando do amor de Deus e levando a mensagem a outras pessoas. O nome é baseado na passagem de I Pedro 2:9 “Mas vós sois Geração Eleita, o sacerdócio real, a nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz
o projeto visa estabelecer uma identidade cristã real e significativa na vida dos jovens. Faça parte você também do Geração 29. Maiores informações: http://www.geracao29.net/ ou pelo email: geracao29@gmail.com.

Pastor de Maringá É o primeiro doador de medula Óssea


Maringá - PR] Com o intuito de ajudar ao próximo e salvar vidas, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, lançou a campanha da doação de medula óssea, que visa informar a comunidade de que é possível salvar vidas com o transplante de medula compatível. Motivado com a campanha, o pastor distrital da Igreja do Jardim Alvorada de Maringá, Delmar Fonseca foi o primeiro a fazer parte dos doadores de medula óssea no Norte do Paraná. Segundo o pastor Delmar Fonseca, é muito bom poder ajudar ao semelhante. "Eu me sinto feliz por ter participado da campanha. Muitas pessoas têm medo de doar porque não estão bem informadas. Acham que vai se machucar ou tirar algum pedaço. Mas, tudo é tão simples", ressalta."O ato de ter ficado dois dias internado fazendo a doação da medula óssea para um desconhecido tem uma grande recompensa. Só de saber que alguém poderia morrer se não recebesse essa doação, não há preço que paga essa recompensa. Assim como Jesus deu sua própria vida por nós, devemos seguir esse grande exemplo e ajudar o semelhante", destaca Fonseca.O pastor Delmar está dando continuidade a campanha motivando os jovens e adultos do distrito do Jardim Alvorada a participarem também da campanha.De acordo com o Serviço de Hematologia do Hospital de Clínicas, o procedimento para a doação de medula óssea incia-se com a coleta de 5 ml de sangue do doador para o teste de Tipificação de Histocompatibilidade (HLA), esse exame é encaminhado a um laboratório que, remete ao banco do Instituto Nacional do Câncer (Inca), denominado de Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Logo após, o doador ficará a disposição durante tempo indeterminado, apto a ser procurado como possível candidato à doação. O resultado do teste é comparado a exames de pacientes que estão na lista de espera por doação. Confirmado a compatibilidade, o doador é novamente contatado e encaminhado para um dos centros de coleta de medula óssea. Com os exames em ordem, o doador vai fazer a coleta da medula, por meio de uma agulha é retirado em torno de 700 ml de sangue da crista ilíaca posterior (osso da bacia). Isso é feito com anestesia e o voluntário precisa ficar internado durante 24 horas. Após, a doação o doador não fica com nenhuma seqüela. No Brasil, por ano são realizados em torno de 130 transplantes de medula óssea.
Dina Karla Miranda

sábado, 23 de janeiro de 2010

Haiti: Hospital Adventista É o Único em funcionamento em Porto PrÍncipe



Porto Príncipe, Haiti] O único hospital que está em funcionamento na cidade de Porto Príncipe, no Haiti, é o Hospital Adventista. A informação é da Agência de Notícias Reuters, que faz a cobertura do socorro as vítimas do terremoto que atingiu o país na terça-feira, 12 de janeiro.
“Os mais pobres dos pobres foram afetadas e as crianças em particular, estão sofrendo com a catástrofe”, diz a matéria. O texto ainda destaca as maiores necessidades dos voluntários que atuam na linha de frente de socorro.
De acordo com a Reuters várias organizações estão atuando no país, com a distribuição de kits de primeiros socorros, roupas, cobertores e garrafas de água. A Handicap International também está se preparando para distribuir alimentos e reforçou a sua equipa com logística e fisioterapeutas.
“Ainda era período escolar no Haiti, por isso muitas crianças estão agora à procura de seus pais. Estamos cuidando destas crianças”, relatou Harry Donsbach, da Visão Mundial, Conselho de Administração da Aktion Deutschland Hilft, à equipe da Reuters.
“O único hospital funcional em Porto Príncipe é o Hospital Adventista do Haiti, membro da organização ADRA. Colegas do Haiti estão relatando que o hospital está completamente cheio e que não há medicamentos suficientes”, destacou a matéria.
De acordo com informações da Divisão Interamericana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o prédio onde o Hospital Adventista funcionava sofreu danos durante o terremoto, mas tendas foram montadas no campus da Universidade Adventista onde os médicos atuam provisoriamente.
Equipes de médicos de várias instituições médicas adventistas ao redor do mundo foram destacadas para auxiliar no Haiti.
A ADRA já investiu mais de US$ 100 mil no atendimento às vítimas do terremoto, mas a cada dia as necessidades aumentam. Por isso, os líderes da agência estão liderando uma campanha de arrecadação de fundos para que o trabalho possa ser continuado no país.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia na América Central criou uma conta de fundo especial especificamente para ajudar os membros da igreja.
As doações podem ser enviadas por cheque para a Divisão Interamericana: Haiti Fundo de Catástrofe, 8100 SW 117th Avenue, Miami, Flórida, 33183.
[Edição de Francis Matos, com informações da Agência Reuters

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

GERAÇÃO ESPERANÇA FAIXA 3 - GUARAPUAVA

O CD JOVEN 2010 JÁ ESTÁ NA MENTE E NO CORAÇÃO DESTA GERAÇÃO ESPERANÇA EM GUARAPUAVA E NO BRASIL - IMAGENS DE AÇÕES DE ESPERANÇA NAS IGREJAS CRISTO REI - PRIMAVERA - VILA CARLI INDUSTRIAL - SANTANA - ALÉM DE IMAGENS PRÉ - EDITADAS DE IRMÃOS NO PAIS A QUEM SOMOS GRATOS POR SE ENGAJAREM NA DIVULGAÇÃO DESTE CD JOVEM 2010 -DE MÃOS DADOS E JESUS VOLTANDO EM NOSSA GERAÇÃO .


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Geração Esperança - Tema JA 2010 - Guarapuava


GerAÇÃO Esperança é o tema Jovem a ser trabalhado no ano de 2010.
Ministério Jovem da América do Sul define tema para 2010. Alinhados com o foco da igreja na DSA, os diretores das Uniões escolheram focar 2010 no tema “GerAção Esperança”. Um vídeo com imagens desta geração em Guarapuava




terça-feira, 5 de janeiro de 2010

sábado, 2 de janeiro de 2010

OS EXTRA - TERRESTRES EXISTEM? NA MIRA DA VERDADE ASSISTA O SUPER VÍDEO

Alguns assuntos deste programa:
— Isaías 65:20. Haverá morte na Nova Terra?
— Os Extra-terrestres existem?
— Somente os 144 mil serão salvos?
— Em que estado seremos ressuscitados?
— Quanto esteve na Terra, Jesus era homem ou Deus?
— Constantino e a Bíblia
— Uma mulher que vive com um homem há 10 anos ainda é considerado adultério?
— Natureza metafísica do homem
— A Trindade existe na Bíblia? I João 5:7
— Deus criou os vírus e as bactérias?

2012 - Fim do Mundo?